quarta-feira, 24 de março de 2010

Apostila 2 - O nascimento de Jesus

Sobre a aula: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaias 7:14)

FIQUE ATENTO:

O nascimento de Jesus já estava previsto na bíblia muitos anos antes de Cristo nascer (Isaias 7:14). Mas, a forma como tudo aconteceu foi realmente milagrosa.

O nascimento de Jesus significa muito mais do que aquilo que às vezes fala-se no período de Natal ou até mesmo representa aqueles presépios e peças teatrais.

Jesus nasceu porque estávamos todos completamente separados de Deus. Quando Adão pecou, com ele todos nós caímos também e nos tornamos pecadores.

Jesus nasceu porque precisávamos de uma salvação, precisávamos de alguém para consertar aquilo que nós seres humanos fizemos de errado. E só quem podia fazer isso era o próprio Deus.

Então Jesus esvaziou-se de toda a sua glória e majestade e nasceu como um homem comum em Belém, um lugarzinho muito humilde, seria como se ele nascesse hoje no sertão nordestino ou num bairro da periferia de São Paulo. Isso demonstra o amor de Deus por mim e por você.

Para isso Deus usou a vida de uma mulher, Maria e de um homem chamado José, os quais receberam a missão de cuidar dessa criança, o Messias, Jesus, o filho único de Deus, o próprio Deus.

A pergunta que talvez você meu amigo pode fazer é... Por que Jesus teve que nascer??? Ele não poderia ter nos salvado de alguma outra forma???

Deus em toda sua soberania traçou um plano e o objetivo principal desse plano era aproximar novamente o homem pecador de Deus. Por isso, Jesus veio ao mundo como homem, sentiu aquilo que sentimos e através de sua vida e obra (principalmente na cruz), quando pecamos temos alguém que pode ser nosso advogado junto a Deus e através do sangue de Jesus estamos novamente próximos de Deus. Além disso, temos a salvação eterna através da nova vida que ele nos dá.

Se poderia ou não ter sido feito de outra forma, não sabemos, mas com toda certeza, Deus escolheu a forma plena, a melhor maneira(talvez a única).

Essa maravilhosa história, você terá o prazer de conhecer melhor. Não deixe de fazer as leituras diárias. Você se sentirá tocado pela forma como Deus nos amou enviando seu filho, Cristo ao Mundo.

CURIOSIDADES BÍBLICAS

Você sabia que...

Além da bíblia há outras provas históricas da existência de Cristo e sua obra na Terra?

Um historiador judeu chamado Flávio Josefo escreveu sobre Jesus, seus milagres e sobre os cristãos, seus seguidores (ano 93 e 94 d.C.).

Há também documentos e cartas do período do Império Romano que mencionam Jesus e os cristãos, escritas por governadores e líderes da época.

Só não acredita que Jesus existiu quem não quer enxergar a verdade. Cristo é real!

Leituras da Semana

Reflita todos os dias abaixo e comente. Dê sua opinião sobre a leitura.

Segunda-feira (ler Lucas: 1:1-38)

Terça-feira (ler Lucas 1:39-66)

Quarta-feira (ler Lucas 2:1-20)

Quinta-feira (ler Mateus 1:18-25)

Sexta-feira (ler Mateus Cap.2)

Perguntas:

1) Como você acha que Maria e José sentiram-se ao saber que seriam os pais de Jesus? E por que Deus escolheu Maria para ser mãe de Jesus?

2) Onde Jesus nasceu e por quê? Em sua opinião, Deus queria ensinar algo para nós?

3) Porque Herodes tentou matar Jesus, ao saber magos de seu possível nascimento? Como foi que Jose e Maria foram receberam um livramento?


Nenhum comentário:

Postar um comentário